Praticamente tudo o que fazemos influencia a nossa pele, porque atua sobre o seu equilíbrio e a sua função protetora. Conhecer cada tipo de pele é o primeiro passo e, com os cuidados certos, podemos torná-la mais saudável e bonita. As mães que o sabem vão certamente querer dizê-lo… de mãe para filha.
O equilíbrio da nossa pele é influenciado por dezenas de fatores externos e internos, entre os quais a poluição, a alimentação, o stress, a nossa atividade hormonal e o avançar da idade. Tudo isto condiciona o nosso tipo de pele.
Se é certo que há coisas que não conseguimos controlar, outras, porém, estão nas nossas mãos: uma alimentação saudável e equilibrada, a prática de exercício físico regular e a escolha dos cuidados mais adequados ao nosso tipo de pele.
Cabe a quem sabe, passar a palavra, para que nos sintamos mais autoconfiantes e melhor connosco mesmas de cada vez que nos vemos ao espelho, seja aos 25 ou aos 50 anos.
O primeiro passo é conhecer a sua pele – e a dela
Hoje, com acesso a testes de diagnóstico online, tornou-se mais fácil identificar o tipo de pele de cada uma e perceber quais os cuidados que melhor respondem às respetivas necessidades, mas também às tais inquietações que surgem quando nos vemos ao espelho.
Em apenas dois ou três minutos faça aqui o diagnóstico que lhe dará uma resposta simples, mas personalizada e ajudará a cuidar melhor de quem mais gosta. E para ajudar, aqui fica alguma informação sobre tipo de pele e respetivos cuidados a ter:
Tipo de pele normal é comum a muitas jovens saudáveis, calmas e ativas
Saudável e descomplicada, a pele normal não apresenta necessidades especiais, mas isto está longe de significar “zero cuidados”. Para a manter saudável, com um toque macio, uniforme (sem poros visíveis) e luminosa, há que proceder aos rituais diários essenciais de limpeza e hidratação – tanto os de rosto como os específicos para a pele mais fina do contorno dos olhos.
Este será o resultado do teste para muitas filhas, em especial as mais jovens, que “se sentem bem na sua pele”. Para elas, Super Botanics, uma gama super sensorial, com múltiplas opções de limpeza, nutrição e conforto, é a escolha certa e permite proteger as suas peles descomplicadas das tais agressões invisíveis do dia-a-dia, como a poluição.
Por ser inspirada no poder de super alimentos, como o gengibre e as bagas goji, responde também às exigências de quem elege ingredientes biológicos. E mais, a ação antioxidante desta sua gama também acautela os sinais precoces da idade. Como as mães costumam dizer, “mais vale prevenir”.
Muitas portuguesas têm pele seca. Será o seu caso?
Quem tem este tipo de pele, depara-se normalmente com uma incómoda sensação de repuxar e, por vezes, vê a sua pele descamar. Mesmo depois de a hidratar, volta a sensação de secura, como se a elasticidade se perdesse em poucos minutos. Mais seco, o rosto tende a relevar linhas e rugas, que se destacam mais com o passar da idade.
A hidratação regular e duradoura é, neste caso, uma rotina obrigatória, que passa nomeadamente pela aplicação de um sérum e de um creme de dia. Além de atuarem à superfície para uniformizarem a tez e atenuarem a visibilidade de rídulas e rugas, estes cuidados devem ser capazes de atuar em profundidade, para regenerar a pele e promover a hidratação e elasticidade também no interior.
E isto acontece, por exemplo, com a gama Dragon’s Blood, que além de incorporar o reconhecido poder regenerador e antioxidante do “sangue de dragão” – extrato natural derivado da resina vermelha da árvore Croton Lechleri, usada medicinalmente desde tempos remotos – beneficia de um outro ativo, o Bio-hydractyl, desenvolvido para nutrir a pele em profundidade.
A sua pele é sensível? A idade pode tornar a pele mais sensibilizada
A pele sensível tem tendência para criar vermelhidões ou irregularidades. Este tipo de pele reage com facilidade a “agressões invisíveis” do meio ambiente que, noutros casos, não trariam consequências. Neste, são precisos cuidados capazes de lhe dar uma proteção extra e de atenuar as irregularidades que causam desconforto.
Se além da sensibilidade, a idade e o cansaço começam a transparecer no rosto, aconselha-se também um boost extra de regeneração, como o que é proporcionado pela gama Cell DNA, uma gama que é um prático um 3 em 1: um sérum de cuidado profundo, um creme concentrado para o contorno de olhos e um creme de rosto.
A ação regeneradora e restruturante desta gama ajudam a cuidar da pele desde o interior, atuando para lhe dar sustentação e para atenuar os sinais do envelhecimento. Dica? Aplique sérum e creme no rosto, na zona inferior do queixo e também em toda a extensão do pescoço, onde os sinais da idade se tornam mais evidentes.
A idade é um fator importante a considerar independentemente do tipo de pele. Com o passar do tempo, o pH da pele tende a alterar-se – a perder acidez -, deixando-a mais suscetível às agressões de microrganismos e ao aparecimento de rugas, flacidez e manchas. Os cuidados que dedicamos à nossa pele precisam de compensar esta fragilidade.