Artigos

Cabelos expostos ao sol e ao mar: descubra um novo ritual hidratante

Um revigorante mergulho salgado, o corpo suspenso no suave ritmo da ondulação, a brisa refrescante da beira mar, a areia morna ao final de tarde… Quem sonha com estas sensações, sabe que sol e mar são o passaporte ideal para umas merecidas férias de verão, mas precisa de saber também que esta é a combinação perfeita para tornar os cabelos mais frágeis, secos e quebradiços.

A exposição mais prolongada a estes fatores tende a desgastar a película invisível que envolve e protege as fibras de cabelo, expondo o seu interior e tornando cada fio mais frágil e poroso. Por estes poros, que tornam a fibra irregular e mais áspera, escapa-se a humidade (lípidos e outros nutrientes) de que o cabelo necessita para manter intacta a sua estrutura e elasticidade. Como a superfície da fibra se torna menos lisa, a luz refletida é menor e o cabelo fica mais baço. Ao mesmo tempo, a ação do vento contribuiu para embaraçar os fios já danificados e secos, tornando-os mais quebradiços.

Esta realidade não implica que altere o seu destino de praia ou que despenda do seu orçamento de férias para adquirir dezenas de elaborados produtos que, provavelmente, nem se vai lembrar de usar. Prevenir danos e manter o cabelo saudável enquanto desfruta do sol, mar e piscina significa dedicar-lhe uns minutos por dia e levar consigo três cuidados de elevada ação hidratante, três gestos essenciais, que não vão alterar a sua rotina habitual:

1. Limpeza profunda e hidratante

Escolha um champô capaz de remover as partículas de sal e areia e de fazê-lo em profundidade, para que cada fibra fique purificada e possa receber, em toda a sua extensão, a nutrição perdida ao longo do dia.
A escolha deve recair numa fórmula muito hidratante, indicada para cabelos secos e danificados, como por exemplo a do Champô Naturals Abacate/Karité. O abacate contém ácidos gordos essenciais à proteção e reposição da película que cobre e protege a fibra capilar e tem ainda vitaminas (como a vitamina E, por exemplo), que ajudam ao suporte de nutrientes. Este efeito é reforçado pelas propriedades de regeneração e nutrição da manteiga de karité.

2. Nutrição intensa e prolongada

Depois da lavagem, a nutrição intensa de uma máscara é central para que o cabelo possa recuperar e este é o gesto diário mais exigente, embora necessite apenas uns de minutos (5 a 10, consoante o estado de nutrição do cabelo) para poder atuar de forma profunda e prolongada.
A Máscara Abacate/Karité, da mesma gama do champô, proporciona este resultado de hidratação e reparação profundas, cuidando do cabelo a partir do interior para lhe devolver vitalidade, suavidade e brilho. Quem tem couro cabeludo mais sensível – e por isso mais suscetível a estes efeitos do verão – deve optar pela Máscara Leite de Aveia, também da gama MyLABEL Naturals: com os seus extratos de leite de aveia e arroz acalmam a pele delicada, ajudando a reforçar a barreira protetora e levam a sua eficácia hidratante à pele e aos cabelos.

3. Hidratação e suavidade

O terceiro e último gesto passa pela aplicação do condicionador. Também aqui as opções devem considerar opções com um intenso poder hidrante e os Condicionadores Naturals Abacate/Karité ou Leite de Aveia são perfeitos aliados.
A fórmula cremosa e nutritiva do primeiro reforça a nutrição do cabelo seco e danificado, tornando-o suave, brilhante e fácil de pentear, enquanto a do segundo hidrata o couro cabeludo sensível e o cabelo de forma delicada, deixando-o mais macio e fácil de desembaraçar.

Com a fibra bem nutrida, resta aproveitar os benefícios do sal e do sol e saborear o “beach hair” natural, descontraído e tão desejado. A sensação é ótima e o look surge automaticamente após um mergulho revigorante.

Os cabelos secos, têm uma menor reserva de humidade para perder e, por isso, os efeitos da praia e piscina tornam-se visíveis mais rapidamente. Também os cabelos finos, muitas vezes com tendência a oleosidade, precisam de um reforço de hidratação na época de sol e calor. Porquê? Porque sendo menos espessos são naturalmente menos capazes de enfrentar os danos, nomeadamente os dos raios ultravioleta (UV), que danificam a sua estrutura e afetam a sua vitalidade e resistência.

O ritual hidrante deve, por isso, figurar nas “must do lists” das férias de verão, independentemente do tipo de cabelo. Ajuda ainda a prevenir o aclaramento natural dos cabelos, um efeito trendy, mas que na verdade resulta de danos solares, que tornam as fibras incapazes de suster os pigmentos de cor.

Artigos Relacionados